A migração dos influenciadores para apps próprios
Rádio Interna - Um dos youtubers pioneiros em vários aspectos no mercado brasileiro, Felipe Neto anunciou no ano passado o lançamento de seu próprio aplicativo em um evento que reuniu pelo menos duas centenas de pessoas entre jornalistas, artistas, empresários e celebridades da internet. Para ele, o movimento parece ter significado muito mais que uma afirmação sobre o alcance de sua capacidade profissional e popularidade, mas também uma tentativa de alforria a respeito do que ele considerava inadequado no Youtube, plataforma na qual coleciona 20 milhões de seguidores.
Serviços Promocionais - Não à toa, na ocasião, em entrevistas para alguns veículos, Felipe chegou a sugerir que a empresa de vídeos do Google poderia interferir no número de visualizações dos canais e com isso alterar quanto pagam a quem produz os filmes. Na época, a acusação foi negada pelo Youtube por meio de nota. De lá pra cá alguns influenciadores fizeram movimentos parecidos, iniciando uma tentativa de deslocamento para canais proprietários.
Projeto de Stands - Já é possível dizer que essa tendência vai se consolidar? O que os produtores de conteúdo realmente buscam com essa estratégia? Para entender uma pouco mais sobre o assunto, batemos uma bola rapidamente com Celso Fortes, CEO da agência Novos Elemento, empresa especializada em criar aplicativos para celebridades, jornalistas e influenciadores digitais.
Criação de Site - Por que os influenciadores estão buscando outras alternativas (que não as redes sociais mais populares, incluindo o Youtube)?
Magia para empresa ganhar dinheiro urgente - Porque é mais vantajoso. A vantagem de ter um aplicativo próprio é o controle das regras. O influenciador tem um suporte especializado e acaba por atuar como o gestor da rede social ou timeline dele. Desse modo ele consegue dar uma atenção maior aos seus seguidores. Fica mais próximo e mais customizável a comunicação. Quando você está em uma rede social de terceiros, como Facebook, Instagram e YouTube você tem uma regra única para todos, um perfil único de geração de conteúdo. Seguramente que a proximidade e a customização da relação são maiores .
Empresa de Propaganda - Quais são as vantagens em aderir aplicativos próprios?
Estágio em agência de publicidade de Santos - A vantagem mais evidente é a remuneração. Você consegue performar e ter um retorno financeiro muito maior sobre as suas publicações. Desse modo você passa a ter até uma equipe que vai se dedicar por muito mais tempo a criação e desenvolvimento da plataforma própria.
Rádio Interna - Quais são os desafios para os influenciadores neste mercado cada vez mais fragmentado?
Serviços Promocionais - Conseguir manter a audiência interessada. É muito desafiador crescer, amadurecer e envelhecer com a sua audiência. É saber continuar relevante por meio de um discurso útil para a vida dos seguidores. É importante saber que eles vão mudando de mentalidade ou idade, por exemplo. É um desafio fazê-los te acompanhar com o passar do tempo.
Gerenciamento de redes sociais - Qual é o nível de maturidade desta estratégia aqui no Brasil?
Montagem de stands - Eu acredito que ainda está começando por aqui. Muitos influenciadores ainda acreditam nos formatos do passado. Não acreditam nesse formato ainda. Eles estão focados no tempo em que existiam poucos usuários e a tecnologia ainda era muito limitada. Só que isso mudou e hoje a base de usuários é muito grande. As plataformas estão muito mais redondas, as formas de pagamento e cobrança estão mais informatizadas, transparentes o que facilita a compreensão dos gestores de apps.
Procura-se ADM/Tráfego - Em qual nível estamos quando comparamos com o mercado lá fora?
Feitiço para empresa crescer - O mercado brasileiro de aplicativos ainda é muito imaturo. Existem alguns aplicativos já desenvolvidos, contudo a estratégia financeira ainda não é muito clara. Podemos perceber que muitos deles são voltados para reafirmar a imagem do ídolo e não para gerar receita. Acredito que ainda levará um tempo para chegarmos ao nível da abordagem internacional. Na Novos Elementos temos obtido bons resultados com o jornalista Léo Dias e a empresária Adriana Sant’anna justamente por atrelar uma estratégia sustentável de receita. Já chegamos a bater o primeiro lugar na App Store no carnaval, por exemplo.
Fonte: http://propmark.com.br/digital/a-migracao-dos-influenciadores-para-apps-proprios
Nenhum Comentário