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Catuaba Selvagem e Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

Todas as empresas estão presente nas redes sociais, queira essa empresa ou não. A qualquer momento, eles podem ser citadas, críticas e elogiadas. E por isso, parte importante do marketing

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Catuaba Selvagem e Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

Todas as empresas estão presente nas redes sociais, queira essa empresa ou não. A qualquer momento, eles podem ser citadas, críticas e elogiadas. E por isso, parte importante do marketing online de uma empresa é o gerenciamento de crise em redes sociais.

E logo no começo de 2017, tivemos um grande exemplo de gerenciamento de crise em redes sociais, o caso da Catuaba Selvagem.

Tudo começou no dia 8/01, quando o youtuber uJoãozinho Vine publicou em seu Facebook um vídeo feito em um supermercado, dizendo que dentro da Catuaba haviam vermes e larvas. Certos da contaminação, entre outras coisas, é dito no vídeo frases como “nunca mais eu tomo Catuaba”. Veja o vídeo aqui.

Catuaba é case de gerenciamento de crise em redes sociais

Rapidamente o vídeo foi replicado e a história começou a se espalhar, com somas de mais de 1,8 milhão de visualizações. E a partir daí, veio a excelente gestão de crise em redes sociais da Catuaba Selvagem.

A primeira ação, foi compartilhar o vídeo da acusação, explicar que as supostas larvas eram apenas sedimentos de açaí. Tudo em um texto simples, curto e descontraído. Finalizando com um convite, para que o youtuber fosse até a fábrica conhecer todo o processo. A resposta gerou diversos comentários positivos, compartilhamentos e visualizações.

Depois de toda essa exposição, o próprio youtuber postou uma retratação em seu perfil pessoal. Veja o vídeo aqui. O adolescente pediu desculpa, agradeceu o contato da Selvagem e aceitou o convite de conhecer como a Catuaba é feita.

Por fim, para fechar o gerenciamento de crise em redes sociais com chave de ouro, a Catuaba postou uma vídeo-aula do gerente de controle de qualidade ensinando todo o processo ao qual passa o produto. Além da explicação e da administração do problema feitas pela Selvagem, também vale a pena observar os comentários de amor a marca e as ótimas respostas do social media durante o gerenciamento.  Veja o vídeo aqui.

Diferente de outras marcas, a Catuaba não aumentou o conflito com os usuários ou tomou medidas legais, mas buscou o diálogo e o esclarecimento, aumentando a exposição da marca e tornando uma crise em oportunidade. Caso a marca tivesse uma postura agressiva ou distante, o dano seria grande, já que boatos e ataques online são praticamente impossíveis de serem contidos, mas podem ser revertidos.

 

Sua marca ou empresa precisa de um gerenciamento de crise em redes sociais? A Lima & Santana Propaganda pode te ajudar. Somos uma empresa de propaganda que atende cliente em Santos, São Paulo e todo o Brasil. Entre em contato e vamos marcar uma conversa.

 

 

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