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Marketing: grandes erros de 2016

O marketing é um campo de estudos e trabalho humano, e por isso mesmo é extremamente suscetível de interpretação. Isso significa que muitas vezes algo que pode parecer bom para uma pessoa,

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Marketing: grandes erros de 2016

O marketing é um campo de estudos e trabalho humano, e por isso mesmo é extremamente suscetível de interpretação. Isso significa que muitas vezes algo que pode parecer bom para uma pessoa, se torna extremamente desagradável para outra.

E é justamente disso que surgem os erros de marketing. Aquelas ações que para uma agência de propaganda ou empresa podem parecer ótimas, quando chegam ao público tem um impacto negativo. E nossa ideia é listar esses maiores desastres de marketing de 2016 e torcer para que eles não se repitam.

Erros de Marketing de 2016

Aspirina, da Bayer

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Criada pela agência AlmapBBDO, a campanha era focada na CafiAspirina (versão com café da Aspirina) e era composta por três peças com os seguintes dizeres: “Relaxa, até parece que estou gravando isso .MP3”; “Calma amor, não estou filmando isso .MOV”; e “Tá tudo bem, não estou anotando nada .DOC”.

A campanha de marketing até ganhou um prêmio no Festival de Cannes, mas devolveu a premiação, após intensos protestos nas redes sociais.

A polêmica

As duras críticas vieram porque as duas primeiras peças da campanha relativizavam dois atos que são crimes. Gravar conversas para fins de extorsão e intimidação e gravar uma parceira ou parceiro, em ato intimo e sem consentimento (neste caso, um ação que já destruiu a vida de muitas mulheres e causou suicídio).

As coisas ainda se tornaram piores com a premiação no Festival de Cannes, o que gerou críticas mundiais as empresas envolvidas e ao festival.

FitFlex Aquacenter

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A peça de marketing em questão é um cartaz de uma escola de natação para crianças na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Além da imagem de um bebê nadando, a peça ainda trazia dizeres alertando que saber nadar era uma necessidades para as crianças, até ai tudo bem, não fosse por um detalhes: no canto inferior, a foto que chocou o mundo do garoto sírio morto na praia, após se afogar, tentando sair do seu país em guerra.

A polêmica

Nem é necessário muita explicação neste caso, usar a foto de uma criança morta, em detrimento da fuga de uma zona em guerra, em uma peça publicitária já seria o suficiente. Mas o cartaz ainda relativiza a morte do garoto sírio, como se o fato dele saber não saber nadar fosse a grande razão de sua morte.

Nikon

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A peça de marketing da Nikon, um cartaz em veiculação na Irlanda do Norte, mostrava uma mesa com um caderno, um óculos e uma câmera, acompanhada da frase “Eu vejo nossa herança através das lentes Nikon”.

A polêmica

O cartaz pode parecer algo normal, se não fosse por um detalhe: apesar de não estar aparente a marca da câmera, ela foi rapidamente identificada como uma Fujifilm, concorrente direta da Nikon no segmento, e obviamente gerou piadas com a marca nas redes sociais. Um erro incrível de marketing que a concorrência agradeceu.

A explicação foi que a imagem do anúncio havia sido tirada do banco de fotos Shutterstock. Mas fica a lição, economizar com fotos próprias (ainda mais para uma marca que produz câmeras) é uma economia que pode sair bem caro.

Jornal italiano Il Giornale

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O tradicional jornal de Milão resolveu fazer uma promoção para seus assinantes, presenteando-os com um livro surpresa. Uma ação de marketing de promoção comum no segmento e que geralmente agrada os leitores.

A polêmica

O grande erro foi o livro escolhido para a ação de marketing. Os assinantes da marca receberam a obra “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, que originou as ideias Nazistas, a segunda guerra mundial e genocídio de milhares de judeus e outros povos. Realmente uma ideia infeliz.

 

Todas essas ideias podem ter parecido geniais para seus criados, mas obviamente o resultado foi bem diferente. Então fica a lição para 2017, cuidado com suas ações e peças de marketing, elas podem ter um impacto negativo para a sua marca.

 

Se sua empresa precisa de uma campanha de marketing bem pensada e sem erros, entre em contato com a Lima & Santana Propaganda. Podemos te atender e montar uma ideia sem erros e com todo o cuidado.

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