Lima & Santana Propaganda
[contact-form-7 404 "Not Found"]

Mauricio de Sousa 80 anos

Mauricio de Sousa 80 anos Hoje (27/10) o quadrinista, empresário e ícone brasileiro Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica, completa 80 anos de vida. Em pelo menos

Maurício de Sousa 80 anos

Mauricio de Sousa 80 anos

Mauricio de Sousa 80 anos

Hoje (27/10) o quadrinista, empresário e ícone brasileiro Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica, completa 80 anos de vida. Em pelo menos cinco décadas de trabalho, é difícil achar alguém no Brasil que não tenha sido impactado pelos quadrinhos e personagens criados por Mauricio de Sousa.

Mas seu trabalho não se limitou ao papel, seus personagens figuram no cinema, televisão, internet, games e comerciais. Um exemplo de renovação de marca em mídias distintas e com grande dinamismo.

Por isso, se engana quem acha que a Mauricio de Sousa Produções é só mais uma marca de produtos infantis, a história da marca e suas estratégias de mercado são exemplos para muitas empresas.

No seu começo, a estratégia adotada por Mauricio de Sousa foi simples, disseminar a marca e os personagens. Para isso, ele visitava diversos jornais pessoalmente e oferecia suas tirinhas, inclusive nos jornais locais, mesmo que com baixa tiragem.

Todo esse trabalho estava centrado em popularizar seus personagens e abrir caminho para a televisão, mídia de expressão com grande público. E essa entrada surgiu, em paralelo ao crescimento dos quadrinhos, a oportunidade de colocar os personagens em comerciais. O elefante Jotalhão foi durante anos o garoto-propaganda do produto extrato de tomate CICA.

A consolidação da marca aconteceu gradualmente e em uma década os quadrinhos da Turma da Mônica já haviam ultrapassado os quadrinhos da Disney no Brasil. Uma curiosidade, nos países em que a Disney atua, o Brasil é o único em que a marca americana perde para uma marca nacional. Prova da força do estúdio.

Depois disso, ainda vieram o parque de diversão em São Paulo, o surgimento de novos personagens e mercados internacionais. Tudo na década de 90.

E apesar de manter suas vendas e suas posições nos últimos anos, foram feitas renovações como a Turma da Mônica Jovem e o selo Graphic MSP (quadrinhos especiais, voltados a um público mais maduro e escrito por desenhistas e roteiristas nacionais convidados).

Por isso, esses anos de trajetória são um grande case de renovação de marca, buscando manter o mercado, criar novos produtos e ampliar sua atuação, sem perder a essência da marca.

Sua marca precisa de uma renovação? Entre em contato com a Lima & Santana. Podemos ajudar.

Compartilhe:

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>