Lima & Santana Propaganda
[contact-form-7 404 "Not Found"]

“More Grls” cobra maior representatividade da mulher na publicidade

Um grupo de publicitárias acaba de apresentar o projeto More Grls, plataforma que tem o objetivo de ser um mapa de talentos criativos femininos nas áreas de propaganda, conteúdo e design.

profissionais-lancam-more-grls-para-maior-representatividade-da-mulher-na-publicidade.png

“More Grls” cobra maior representatividade da mulher na publicidade

Sites em Santos - Um grupo de publicitárias acaba de apresentar o projeto More Grls, plataforma que tem o objetivo de ser um mapa de talentos criativos femininos nas áreas de propaganda, conteúdo e design.

Procura-se ADM/Tráfego - Uma das metas é que as agências assumam o compromisso de ter 50% de mulheres na criação até 2020 e que os clientes pressionem as agências por transparência. A iniciativa também pretende sensibilizar jornalistas para que usem mais mulheres como fontes e que recrutadores tenham sempre o mesmo número de criativos e criativas em seus processos seletivos.    

Gerenciamento de redes sociais -

Clientes - O movimento é apoiado pela Dentsu Aegis Network, holding que pertence ao Isobar Brasil Group, e onde o projeto foi criado. Todo o trabalho é liderado por Camila Moletta, head of design do Isobar Brasil Group, e Laura Florence, VP de criação da LOV. 

Simpatia para atrair dinheiro e sorte - Uma das motivações da ideia está em dados como os do estudo TodXs, análise da representatividade na publicidade brasileira, de 2017. A pesquisa apontou que a mulher responde por 85% do poder de compra no país, mas 65% das brasileiras não se sentem representadas pela publicidade nacional. Já na representação do feminino em peças publicitárias, problemas como machismo, violência simbólica, inferiorização, estereótipos e discriminação são algumas alegações frequentes.

Na visão de Camila e Laura, essa realidade é explicada, em parte, pela ausência de representatividade da mulher dentro das agências. E encontrar e reconhecer as mulheres em atuação e dar visibilidade a essas criativas do mercado fazem parte dos objetivos da plataforma. 

Camila explica que as agências brasileiras em geral vivem uma realidade de falta de diversidade, tendo apenas 2% de mulheres na liderança criativa dessas empresas e só 20% dos criativos são mulheres. “Temos visto as mesmas mensagens na publicidade nacional porque os responsáveis pela criação dessas mensagens são sempre os mesmos. Sabemos que há muito a ser feito: acabar com a disparidade salarial entre homens e mulheres, mentoria de criativas que estão entrando no mercado, conversar sobre o que é ser uma liderança feminina hoje etc, mas acreditamos que o primeiro passo é o mapeamento dessas mulheres no mercado de trabalho”, comenta.

Laura reforça o objetivo de ter mais mulheres com voz na criação para criar as reais garotas propaganda. “Criamos a plataforma para que as mulheres tenham mais e melhores oportunidades em suas carreiras e que sejam lembradas também por organizadores de júri e jornalistas, por exemplo, e, principalmente, por clientes –que, sem dúvida, são aceleradores importantes nesse processo”, explica.

As interessadas em participar devem acessar a plataforma More Grls no site e se cadastrar com informações como dados pessoais, experiência, habilidades profissionais e um trabalho de portfólio.

Segundo a Dentsu, a More Grls tem o engajamento de todos os funcionários de todas as empresas do grupo no mercado brasileiro. Claudia Colaferro, CEO do grupo DAN para a América Latina, acredita que o projeto integra um movimento para promover a igualdade de gênero e a diversidade como condição indissociável para a inovação. Além de ser uma excelente chance para as organizações se comprometerem a ampliar o espaço para as mulheres.

“O meu papel é convidar e incentivar outras lideranças da nossa indústria – agências, grupos, veículos e clientes – para que selem seu compromisso de buscar nessa plataforma talentos criativos, de design e tecnologia, as mulheres que nos de verdade nos ajudarão a promover criações e um mercado mais igualitário, diverso e com melhores resultados para todos os stakeholders”, afirma.

Otica em Santos - Leia mais
Montadoras estimulam melhoria por igualdade de gêneros no setor
Publicidade ganha mais relevância na gestão com presença feminina

Fonte: http://propmark.com.br/mercado/more-grls-cobra-maior-representatividade-da-mulher-na-publicidade

Compartilhe:

6 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>