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O presidente pode decidir para onde vai a publicidade oficial?

Presidential candidate Jair Bolsonaro of the Party for Socialism and Liberation (PSL) attends the first television debate at the Bandeirantes TV studio in Sao Paulo, Brazil August 9, 2018. REUTERS/Paulo

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O presidente pode decidir para onde vai a publicidade oficial?

Agência de Propaganda em Santos



Sites em Santos - São Paulo — No seu primeiro dia como presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) declarou em entrevista ao Jornal Nacional que, no que depender dele, “imprensa que se comportar de maneira indigna não terá recursos do governo”.

Institucional - Na ocasião, o capitão reformado afirmou ser “totalmente favorável à liberdade de imprensa”, mas condicionou que os investimentos serão destinados de acordo com o “comportamento” das empresas.

Criação de Aplicativos em Santos - “Não quero que a imprensa acabe, mas no que depender de mim, na propaganda oficial do governo, imprensa que se comportar dessa maneira [em referência ao jornal Folha de S.Paulo], mentindo descaradamente, não terá apoio”, disse.

Suporte - A fala do presidente eleito reverberou negativamente entre associações de profissionais de comunicação, organizações dos direitos humanos e entre seus próprios adversários do primeiro turno.

Criação de Site - Em seu Twitter, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que os ataques representam um “acinte a toda a imprensa e a ameaça de cooptar veículos de comunicação pela oferta de dinheiro público é uma ofensa à moralidade e ao jornalismo nacional”, escreveu.

Propaganda em Santos - Mesmo que não de forma explícita, a prática de priorizar investimentos em veículos que tenham posicionamentos favoráveis não é nova, apesar de existir leis que deveriam coibir esse tipo de atitude.

Simpatia para atrair dinheiro e sorte - As mais consolidadas tomam por base que a publicidade federal deve ter o objetivo de informar a população de assuntos de interesse público.

Serviços Online - O artigo 37 da Constituição Federal de 1988 determina que “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”

Magia para empresa ganhar dinheiro urgente - Outro documento, a Instrução Normativa da Secretaria de Comunicação da Casa Civil da Presidência da República nº 7, de 19 de dezembro de 2014, estabelece o chamado “critério técnico” para o planejamento de mídia.

Criação de Site - O artigo 7 determina: “Usar critérios técnicos na seleção de meios e veículos de comunicação e divulgação; desconcentrar o investimento por meios e veículos; valorizar a programação de meios e veículos de comunicação e de divulgação regionalizados.”

Estágio em agência de propaganda de Santos - De acordo com Eugênio Bucci, professor do Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, o presidente não pode direcionar a verba publicitária para os veículos que ele quer e deve se pautar por critérios técnicos.

Marketing de Busca - “O dinheiro destinado não pode passar por nenhum critério pessoal que avalia o desempenho dos órgãos de imprensa. O presidente pode ter sua opinião pessoal, mas não fazer investimento de recursos públicos a partir de seus gostos”, diz.

Serviços Online - Ele avalia que, além do critério de audiência e alcance, a publicidade oficial deve ser definida, como qualquer outra publicidade, tomando por base o público que se pretende atingir – no caso de uma campanha de vacinação, por exemplo, ao público que deve ser vacinado.

Marketing de Busca - Em 2018, até outubro, o governo de Michel Temer (MDB) gastou R$ 1,24 bilhão com publicidade oficial e a Rede Globo foi o principal destino.

Serviços - Neste ano, suas empresas já receberam 416 milhões de reais, o que corresponde a 33% das verbas. Em segundo lugar estão os Diários Associados, com investimento de 118 milhões de reais, 9,5% do total, e em terceiro, a Folha de S.Paulo, com 80 milhões de reais, 6,4% do montante.

Empresa de Propaganda em Santos - Nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, de 2009 a 2014, o gasto esteve no patamar mais alto da série histórica iniciada em 2000, chegando ao pico de R$ 2,9 bilhões em 2013.

Determinar o que é mentira

Armazém para locação em Santos - Na entrevista ao JN, Bolsonaro revelou que as empresas que fizessem “conteúdos mentirosos” seriam punidas, com o corte da publicidade governamental.

Montagem de estandes - Para Leandro Consentino, cientista político do Insper, o presidente não tem o poder de determinar o que é ou o que não é uma mentira, em um meio de comunicação. “Esse tipo de retórica é preocupante, porque quem define o que é verdade não é o presidente”, explica.

Rádio Interna - Segundo o professor, se Bolsonaro se sentir atacado de alguma forma, ele pode entrar na justiça, que tem mecanismos como o direito de resposta e a indenização por danos morais.

Simpatia para empresa ganhar dinheiro - “Definir de antemão que o conteúdo é mentira é forçar que, para se manter, os veículos façam um papel de chapa branca para não perderem as verbas”, conclui.

Fiscalização frágil

Magia para empresa voltar lucrar - Na falta de regras claras para atuação da mídia e exigências de transparência da parte do governo, o risco de que o presidente eleito não respeite a legislação é alto.

Portifa - No ano passado, Temer interrompeu um período de 17 anos de transparência na publicidade, que desde 1999 até 2016 publicou os dados dos gastos estatais com propaganda.

Montagem de stands - De acordo com Luiz Peres-Neto professor e pesquisador do PPGCOM-ESPM (Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo), há anos, a fiscalização foi diminuindo e não há mecanismos para amenizar o problema. “Ninguém pune, ninguém faz averiguação e ninguém cobra.”

Cedric - O especialista afirma, ainda, que no governo Bolsonaro a expectativa é que as empresas possam sofrer tanto do lado financeiro quanto do lado da reputação junto ao público.

Estágio em agência de publicidade de Santos - “Ele deve adotar o lema ‘aos amigos tudo, aos inimigos nada’ e isso fará com que as empresas se asfixiem financeiramente, além de ganhar o desprezo dos leitores com as declarações de descrédito do presidente eleito”, conclui.

Fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/o-presidente-pode-decidir-para-onde-vai-a-publicidade-do-governo/

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