Lima & Santana Propaganda
[contact-form-7 404 "Not Found"]

Recolocação e Inserção no Mercado de Trabalho

Recolocação e Inserção no Mercado de Trabalho No momento atual, de grande concorrência no mercado de trabalho, pequenos detalhes podem ser determinantes para a recolocação/inserção profissional. Hoje, trago ao meu

Recolocação-e-Inserção-no-Mercado-de-Trabalho

Recolocação e Inserção no Mercado de Trabalho

Recolocação e Inserção no Mercado de Trabalho

No momento atual, de grande concorrência no mercado de trabalho, pequenos detalhes podem ser determinantes para a recolocação/inserção profissional. Hoje, trago ao meu blog aqui no site da Lima & Santana Propaganda, quatro pontos essenciais a serem trabalhados que, por falta de informação e/ou desatenção, percebo com certa frequência em meu cotidiano com Recrutamento e Seleção.

1 – O remetente: atente-se ao nome de registro do seu endereço eletrônico. Mande um email para si mesmo como teste e veja de que forma está aparecendo seu nome. É comum as pessoas usarem o mesmo endereço eletrônico desde a adolescência e por vezes, as pessoas nem se dão conta que a empresa está recebendo email de “Lidinhaaa S2”, “Gladiador Infernal” e por aí vai rs.

2 – Textos padronizados: por ser mais rápido e para otimizar o tempo, frequentemente as pessoas enviam seu currículo de uma vez só para milhares de empresas e agências. Não bastasse, também escrevem um pequeno texto padrão: Venho por meio deste, encaminhar meu currículo com intuito de ingressar nessa renomada empresa e blá blá blá.

E o que tem de errado nisso?

Procuramos ver o outro lado… Receber um e-mail e ver diversos outros e-mails em cópia (com uma probabilidade enorme de um destes destinatários serem seu concorrente), com uma mensagem como esta citada acima, demonstrando a incoerência de que há somente o interesse em se conseguir o emprego (e nada mais), suas chances podem diminuir.

Assim, o ideal é mandar individualmente seu currículo para cada empresa. Caso queira acrescentar um breve texto, também escreva de forma individual para cada um. Desta forma, o seu interesse será coerente e direcionado para cada oportunidade em que estará se candidato. Apesar de ser trabalhoso, este processo será mais valorizado por cada um que receber uma mensagem sua, sem sombra de dúvidas.

3 – Foco: apesar de trabalhar com Recrutamento e Seleção, também já estive desempregado. A angústia toma conta neste momento, as contas não esperam nossa recolocação e, conforme o tempo passa, vamos atirando para todos os cantos. Não importa se a vaga solicita requisito X ou Y. Sentimos-nos capazes e dispostos a aprender e exercer qualquer função.

Porém, tal desespero pode nos prejudicar. Como exposto anteriormente há uma grande competitividade com a grande taxa de desemprego em nosso país. Disparar currículos para concorrer às vagas que não atendemos aos requisitos não ajudará em nada, pois estaremos competindo com diversas pessoas que atendem os requisitos. Ou seja, esforço e energia gastos em vão. Manter o foco nas oportunidades que estejam alinhadas ao seu perfil e experiência profissional é o ideal.

4 – Currículo: em seu currículo, organize sempre de forma cronológica suas experiências profissionais, com data de início e saída das empresas, bem como o cargo exercido e atividades realizadas; Ser objetivo e claro em sua escrita.

Se possível, procure mudar também os detalhes das informações expostas no currículo, de acordo com a oportunidade que irá concorrer.

Espero que estas pequenas dicas possam contribuir para algumas pessoas que buscam recolocar-se no mercado de trabalho. Sobre as entrevistas de emprego, vocês podem conferir no primeiro texto aqui no blog. Dúvidas, críticas e/ou sugestões, fiquem à vontade para entrar em contato.

 


Leandro Takahashi
CRP 12/15110

Bacharel em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí
Especializado em Orientação Profissional e de Carreira
Atua como Consultor de RH e com Orientação Profissional e de Carreira

Entre em contato com Leandro Takahashi.
Compartilhe:

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>