Lima & Santana Propaganda

Entenda O Que É, os Problemas e a Lei no Brasil

Agência de Propaganda em Santos

Otica em Santos -

Oportunidade em agência de publicidade de Santos - Uma das maiores polêmicas do marketing brasileiro é, sem dúvida, a publicidade infantil.

Serviços Online - De um lado, estão as entidades civis que defendem a proibição de qualquer forma de publicidade para crianças, por conta da vulnerabilidade do público.

Portifolio - Do outro, estão as associações do mercado que buscam uma regulamentação mais efetiva para impedir práticas abusivas nesse tipo de comunicação.

Institucional - O avanço dos debates em torno do tema já refletiu na lei e nos conselhos de autorregulamentação, criando novos mecanismos para proteger as crianças.

Rádio para clínicas - Então, será que os problemas da publicidade infantil justificam sua proibição definitiva no país?

News – 8 - Como é um assunto muito complexo, recomendo que você leia até o final antes de se posicionar.

O que é publicidade infantil

Bio - garotos assistindo algo em grande tela

Serviços Promocionais - A publicidade infantil é todo esforço de marketing e divulgação voltado às crianças, com o objetivo de vender produtos e serviços. Por ser uma questão polêmica, é preciso atender a uma série de exigências legais para anunciar para esse público, evitando práticas abusivas que exploram a ingenuidade da infância.

Móveis Planejados em Santos - De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos.

Suporte - Embora os tomadores de decisão sejam os pais e responsáveis, que possuem o poder de compra, o público infantil aparece nas estratégias de marketing como um influenciador importante.

Criação de Site em Santos - Até poucos anos atrás, o principal meio utilizado para atingir esse público-alvo no Brasil era a TV, onde eram veiculados comerciais de produtos infantis, como brinquedos, roupas e alimentos.

Magia para empresa ganhar dinheiro urgente - Não à toa, pois as crianças brasileiras passam em média 5 horas e 35 minutos em frente à televisão, segundo uma pesquisa do Painel Nacional de Televisão publicada no site Criança e Consumo.

Sample Page - Mas isso mudou em 2014, quando o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou uma resolução que caracteriza a publicidade infantil como abusiva.

Nosso estoque de ideias é ilimitado - Desde então, há uma queda de braço entre as entidades civis e as empresas para determinar os rumos da publicidade infantil no Brasil.

O que caracteriza a publicidade infantil

Estágio em agência de propaganda de Santos - pai e filha consumindo algodão doce em centro de publicidade infantil

Nosso estoque de ideias é ilimitado - A publicidade infantil é caracterizada por qualquer tipo de comunicação mercadológica que tem a intenção de persuadir a criança a consumir um produto ou serviço.

Sejam bem-vindos, - Nesse caso, vale qualquer formato: mídia impressa, out-of-home, comerciais de TV, spots de rádio, banners, embalagens, merchandising, ações promocionais no ponto de venda, marketing digital, etc.

Simpatia para empresa ganhar dinheiro - Geralmente, esse tipo de publicidade usa estratégias como linguagem infantil, efeitos especiais, músicas infantis, cores vibrantes e outros recursos estéticos que atraem a atenção dos pequenos.

Desenvolvimento de Sites em Santos - Uma das táticas mais comuns é associar produtos e serviços a personagens com forte apelo infantil.

Sites em Santos - Segundo um estudo realizado em 2017 pela Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), publicado no Terra, 80% dos produtos licenciados são destinados ao público infantil.

Criação de Site em Santos - Isso porque um produto com um personagem conhecido pelas crianças tem 20% mais chances de venda do que um item sem estampa.

Magia para empresa ganhar dinheiro urgente - No Brasil, a líder de licenciamentos é a Disney, seguida pela Marvel, DC Comics, Barbie, Hot Wheels e Hello Kitty.

Pintura Empresarial em Santos - Entre as marcas brasileiras, destacam-se a Turma da Mônica, Galinha Pintadinha e os times de futebol.

Marketing de Busca - Outra estratégia é usar celebridades do universo infantil, como apresentadoras de programas infantis, atores mirins e cantores.

Contato - Também entram na publicidade infantil as ações com brindes colecionáveis e distribuição de prêmios.

Exemplos de publicidade infantil

Marketing de Busca - garotinho e garotinha em cenário de natal

Estágio em agência de propaganda de Santos - Com certeza, você tem vários exemplos de publicidade infantil na memória, pois todos nós crescemos rodeados de marcas, anúncios e comerciais.

Simpatia para atrair dinheiro e sorte - No intervalo dos desenhos animados dos anos 1990, eram exibidas propagandas que escandalizariam a sociedade atual.

Marketing em Santos - Um exemplo clássico é a propaganda da tesoura em formato de Mickey e Minnie, da Mundial, que trazia um garoto repetindo incansavelmente “Eu tenho, você não tem”.

Criação de Aplicativos em Santos - A peça pode ser vista no YouTube e representa uma das práticas consideradas abusivas hoje: constranger a criança por não consumir determinado produto que agrega status social.

Estande para Intermodal - Outra propaganda clássica da época, feita pela Garoto, mostra um menino hipnotizando o telespectador com o mantra “Compre Baton”, também disponível no YouTube.

Papa Saneamento - Mas as campanhas mais recentes já embarcaram nas ideias de diversidade e atualizaram seus conceitos.

Empresa de Propaganda em Santos - Um bom exemplo é a campanha da Barbie lançada em 2018, publicada no YouTube, que aborda a luta contra o preconceito de gênero e incentiva meninas a se tornarem cientistas, astronautas e presidentas.

Estágio em agência de publicidade de Santos - Para mais exemplos, basta lembrar dos brinquedos colecionáveis dos salgadinhos e chocolates, estampas de personagens em todos os objetos e supermercados repletos de embalagens irresistíveis.

Publicidade infantil no Brasil e no mundo

Rádio Corporativa - criança curiosa em supermercado indicando os impactos da publicidade infantil

Agência de Publicidade em Santos - No Brasil, a publicidade infantil começou a levantar polêmicas em meados dos anos 2000.

Marketing de Busca - Em 2006, foi realizado o I Fórum Internacional Criança e Consumo, organizado pelo instituto Alana e sediado em São Paulo, dando início à articulação nacional sobre o tema.

Otica em Santos - Outro marco importante foi o lançamento do documentário Criança, a alma do negócio (2008), que tornou pública a pauta da relação entre infância e consumo.

Deputado Federal da Baixada - A partir daí, a discussão tomou conta da sociedade, e começaram a surgir diversos projetos de lei, manifestos e iniciativas para combater a publicidade infantil abusiva.

Rádio para supermermercados - Com a aprovação da Resolução 163 do Conanda, em 2014, várias empresas começaram a ser denunciadas por infringir as leis ao direcionar publicidade às crianças.

Simpatia para atrair dinheiro e sorte - Hoje, a situação é de disputa entre ONGs, governo, agências e outros atores envolvidos, e divide opiniões.

Portfolio – 6 - Há quem ache que toda a publicidade infantil deve ser proibida por se aproveitar da falta de discernimento das crianças, e há quem defenda que o caminho mais razoável é a regulação.

Gerenciamento de redes sociais - No mundo, a maioria dos países conta com leis próprias para proteger as crianças de práticas abusivas na publicidade, além de conselhos de autorregulamentação.

Gerenciamento de redes sociais em Santos - No Reino Unido, Grécia, Dinamarca e Bélgica, a publicidade para crianças possui diversas restrições, enquanto a Noruega e o Quebec proibiram totalmente a prática.

Otica em Santos - Já a União Europeia conta com o EU Audiovisual Media Services Directive, um ato regulatório que determina as seguintes regras para publicidade infantil:

  • Proibido incentivar menores a comprar produtos ou serviços por meio da exploração de sua inexperiência e ingenuidade
  • Proibido encorajar menores a convencer seus pais e responsáveis a comprar produtos
  • Proibido explorar a confiança das crianças em seus pais, professores e adultos do convívio
  • Proibido mostrar crianças em situações de risco.

Administração de redes sociais - Além disso, o merchandising em novelas e programas de TV é proibido.

Desenvolvimento de Sites em Santos - Por fim, os EUA também possuem sua legislação própria sobre o assunto, determinada pela Comissão Federal do Comércio, que restringe os comerciais de junk food e conteúdos violentos.

Agência de Publicidade em Santos - O país também foi pioneiro em criar uma lei específica para proteger a privacidade das crianças na internet: o Children’s Online Privacy Protection Act (COPPA).

Lei da publicidade infantil

Comex - balança de justiça e ursinho demonstrando leis no cenário infantil

Criação de Aplicativos em Santos - Em relação às leis da publicidade infantil no Brasil, temos que considerar os seguintes instrumentos:

Serviços Offline - O ECA determina que as crianças tenham seus direitos protegidos contra qualquer forma de exploração, considerando-as psicologicamente vulneráveis.

News – 8 - No Código de Defesa do Consumidor, a questão é abordada no Art. 37:

Bio - “É abusiva a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança”.

Sua Agência de Propaganda em Santos - Esse é um dos argumentos centrais contra a publicidade infantil, que é acusada de se aproveitar da vulnerabilidade das crianças e sua dificuldade em separar o real do imaginário.

Criação de Aplicativos em Santos - Já a resolução 163 é a mais polêmica de todas.

Criação de Aplicativos em Santos - Apesar de estar em vigor, a lei é alvo de críticas constantes e não foi reconhecida por associações de anunciantes, agências de publicidade e emissoras de TV do Brasil.

Agência de Publicidade em Santos - Na prática, as denúncias de publicidade infantil já estão sendo multadas conforme a lei, que determina o seguinte:

Sejam bem-vindos, - “Considera-se abusiva a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo utilizando-se dos seguintes aspectos:

  1. Linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores
  2. Trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança
  3. Representação de criança
  4. Pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil
  5. Personagens ou apresentadores infantis
  6. Desenho animado ou de animação
  7. Bonecos ou similares
  8. Promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil
  9. Promoção com competições ou jogos com apelo ao público infantil.”

Feitiço para empresa ganhar dinheiro - O CONAR também prevê uma série de recomendações em concordância com a legislação, que são suficientes para coibir as práticas abusivas.

Rádio Corporativa - Já o Art. 5º do Marco Civil da Primeira Infância é categórico:

Serviços Promocionais - “Constituem áreas prioritárias para as políticas públicas para a primeira infância a saúde, a alimentação […], bem como a proteção contra toda forma de violência e pressão consumista.”

Anunciar na TV - O caso mais recente foi o da Danone, que pagou uma multa de R$ 107 mil por descumprir a lei nas campanhas do produto Danoninho “Mini Dinos”, conforme publicado no Criança e Consumo.

Otica em Santos - Recentemente, em maio de 2019, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro solicitou uma revisão da norma, com o intuito de afrouxar as proibições.

Bio - A nota, publicada no Jornal GGN, foi enviada ao Conanda, que rebate os argumentos do governo e defende a manutenção da resolução integral.

Problemas da publicidade infantil

Empresa de Propaganda em Santos - garotinho consumindo doces em loja

Simpatia para atrair dinheiro e sorte para empresa - Como você pode ver, os problemas da publicidade para crianças geram debates acalorados em toda a sociedade, organizações e governo.

Criação de Aplicativos em Santos - Mas, afinal, o que torna a publicidade infantil abusiva?

Contato - E quais são as reais consequências da publicidade infantil na vida das crianças?

Empresa de Vidro em Santos - Vamos compreender melhor essas questões com os tópicos a seguir.

Aumento da obesidade Infantil

Simpatia para atrair dinheiro e sorte para empresa - obesidade infantil

Serviços Online - O aumento da obesidade infantil é uma das consequências mais graves da publicidade de alimentos.

Montagem de estandes - De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 340 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos estão obesos no mundo todo.

Clientes - Para crianças com menos de 5 anos, os números chegam a 41 milhões, segundo o levantamento de 2016.

Marketing de Busca - No Brasil, quase metade das crianças brasileiras serão obesas em 2022, segundo a previsão alarmante do Ministério da Saúde, publicada no R7.

Deputado Federal da Baixada - Os principais vilões são os comportamentos sedentários, alta disponibilidade de fast food e longas horas na frente da televisão ou computador.

Criação de Site - Nesse caso, a publicidade infantil tem culpa no cartório quando se trata de alimentos industrializados.

Consumo de alimentos industrializados

Desenvolvimento de Sites em Santos - garotinho consumindo alimentos industrializados

Rádio para clínicas - Obviamente, os perigos da publicidade infantil estão na promoção de alimentos industrializados de alto valor calórico e baixo teor nutricional.

Serviços - Por muito tempo, os anúncios se focaram em balas, chicletes, salgadinhos, biscoitos recheados, lanches de fast food e outras guloseimas que atraem o paladar infantil.

Agência de Propaganda em Santos - Basta uma rápida lida no rótulo desses alimentos para encontrar altas concentrações de açúcar, sódio e gordura trans – sem falar na interminável lista de corantes e aditivos alimentares.

Criação de Site - Teoricamente, o consumo moderado não traria malefícios à saúde nem seria capaz de impulsionar uma epidemia de obesidade infantil.

Projeto de Estandes - Mas aí entra a questão do discernimento e da sensibilidade das crianças aos estímulos publicitários.

Sua Agência de Propaganda em Santos - Assim, um dos esforços de regulamentação da publicidade infantil é impedir que os anúncios incentivem o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados.

Serviços - O Conar já possui recomendações apropriadas nesse sentido, como nos seguintes tópicos do seu código de autorregulamentação:

  • “[…] Abster-se de encorajar ou relevar o consumo excessivo ou de apresentar situações que incentivem o consumo exagerado
  • Apresentar corretamente as características de sabor, tamanho, conteúdo/peso, benefícios nutricionais e de saúde
  • Abster-se de desmerecer o papel dos pais, educadores, autoridades e profissionais de saúde quanto à correta orientação sobre hábitos alimentares e outros cuidados com a saúde
  • Abster-se de utilizar crianças muito acima ou muito abaixo do peso ‘normal’, segundo os padrões biométricos comumente aceitos, evitando que elas e seus semelhantes possam ser atingidos em sua dignidade”.

Antecipação da fase adulta

Institucional - criança vestida como mulher adulta

Institucional - Outra preocupação constante dos pais e sociedade é a antecipação da fase adulta promovida pela publicidade infantil.

Gerenciamento de redes sociais - Nos comerciais dos anos 1990, a erotização precoce estava presente em várias peças, como a famosa propaganda da Sundown com uma menina desfilando de biquíni e recebendo cantadas de meninos aos 6 anos de idade.

Criação de Site em Santos - Ou os comerciais da Garoto que mostravam meninos pré-púberes espiando e sonhando com mulheres mais velhas do seu convívio.

Criação de Aplicativos em Santos - Recentemente, em janeiro de 2019, a Grendene foi condenada pela 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por erotização precoce em comerciais da Melissa.

Montagem de estandes - A punição ocorreu por conta de um comercial de 2010, que mostrava meninas desfilando com as sandálias da Hello Kitty e sendo elogiadas pelos meninos na rua, conforme publicado no UOL.

Nosso estoque de ideias é ilimitado - De modo geral, produtos como sutiãs com enchimento para meninas de 8 anos estimulam a chegada precoce à adolescência.

Estande para Intermodal - Logo, essa é uma das questões centrais para aprimorar a regulamentação da publicidade infantil.

A publicidade infantil na internet

Nosso estoque de ideias é ilimitado - roda de crianças acessando smartphones

Empresa de Publicidade - Embora o controle sobre a publicidade infantil esteja avançando, a internet ainda é um terreno desafiador para a regulamentação.

Empresa de Propaganda em Santos - Uma pesquisa realizada pela Intel Security em 2015, publicada no Canaltech, mostra que 83% dos internautas entre 8 e 12 anos estão ativos nas mídias sociais.

Serviços Offline - Mesmo com a proibição expressa nos termos de serviço de redes como Facebook e YouTube, as crianças estão presentes nessas plataformas e têm contato frequente com a publicidade online.

Feitiço para empresa ganhar dinheiro - O YouTube é destaque na concentração de publicidade infantil, com inúmeros canais feitos por e para crianças.

Móveis Planejados em Santos - O FunToyzCollector, por exemplo, é um canal voltado exclusivamente ao “unboxing” de brinquedos da Disney e já conta com 11 milhões de seguidores.

Gerenciamento de redes sociais em Santos - Em janeiro de 2019, o Ministério Público exigiu que o Google derrubasse os conteúdos de youtubers mirins sobre brinquedos, conforme notícia da Exame.

Portfolio – 6 - Segundo o órgão, as empresas estariam usando os canais com apelo ao público infantil para driblar a lei e promover seus produtos.

Comex - A versão é confirmada por Cláudia Almeida, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Anunciar na TV - Em entrevista à OAB SP, ela conta que os youtubers mirins não poupam falas diretas como “peça para sua mãe” e “você precisa disso”, que são claramente vetadas pela legislação.

Otica em Santos - Na opinião da especialista, YouTube e outras redes sociais não são brinquedos, pois expõem as crianças aos perigos da publicidade infantil e da falta de privacidade em relação aos dados pessoais.

Portifa - Tudo indica que o próximo passo será repensar a relação entre infância e internet.

Conclusão

Rádio Corporativa - Agora você está a par dos debates em torno da publicidade infantil e pode formar sua opinião sobre o assunto.

Desenvolvimento de Sites em Santos - Não é um tema simples, pois os limites entre as práticas abusivas e o senso crítico das crianças ainda não estão tão claros.

Montagem de stands - No entanto, proibir todo tipo de publicidade não parece ser o melhor caminho, até porque a publicidade e a cultura estão mais próximas do que nunca.

Sites em Santos - É impossível impedir que as crianças tenham contato com marcas e anúncios, e também é importante formá-las enquanto futuros consumidores.

Home – 1 - Em relação às práticas abusivas, a legislação brasileira e o CONAR já mostraram avanços significativos.

Portifa - Espero, sinceramente, que a sociedade decida de forma responsável até onde deve ir a publicidade para crianças, e que as empresas cumpram as leis e recomendações.

Estágio em agência de publicidade de Santos - Mas também preciso saber o que você pensa, como cidadão e profissional.

Simpatia para empresa ganhar dinheiro - Na sua opinião, a legislação atual é suficiente para impedir abusos na publicidade infantil?

Portfolio – 6 - Aguardo seu comentário para refletirmos juntos.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/publicidade-infantil-o-que-e/