Lima & Santana Propaganda

Esta é a primeira galeria brasileira fundada e dirigida por equipe 100% negra – Casa Vogue

Agência de Propaganda em Santos

Simpatia para atrair dinheiro e sorte - Igi Lola Ayedun, 30 anos, já transitou por diversos âmbitos criativos, como moda, publicidade e educação. Ela é a artista multimídia por trás da HOA, “uma residência artística e galeria hospedada em todos os lugares (desde que você tenha conexão de internet)”, como declara seu manifesto.

Papa Saneamento - Igi Lola Ayedun, à frente da primeira galeria brasileira fundada e dirigida por equipe inteiramente negra, convida à reflexão (Foto: Wallace Domingues/cortesia HOA)

Comex - Inaugurada no segundo semestre de 2020, a primeira galeria do Brasil fundada e dirigida por uma equipe inteiramente negra propõe um modelo híbrido inédito, que mescla experiências presenciais e virtuais. Sem perder de vista a verve digital sob a qual nasceu, ela funcionará fisicamente no centro cultural independente EspaçoCC (onde Igi posa na foto ao lado), no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, até julho de 2021. Em poucos meses, a estreante já compareceu à SP-Arte e à ArtRio, e integrou a plataforma internacional Artsy.

Sample Page - Nomes como Davi de Jesus do Nascimento, Jota Mombaça e Lidia Lisboa constam da lista de representados – em sua maioria, artistas afrodescendentes. Igi afirma que “não é a lógica colonial que a gente quer obedecer”, razão pela qual busca montar um negócio “que dê direito ao sensível”, como diz. Quando perguntada sobre ser pioneira no país com sua black-owned gallery, ela devolve: “Como as pessoas se sentem ao entender que a HOA surgiu a partir disso? Surpresas, abismadas, representadas? Com vontade de fazer algo semelhante, para termos muito mais?” Fica o convite à reflexão.

Fonte: https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Arte/noticia/2021/04/esta-e-primeira-galeria-brasileira-fundada-e-dirigida-por-equipe-100-negra.html