Lima & Santana Propaganda

PUBLICIDADE: ATÉ QUE PONTO INVESTIR? – Artigos – Marketing

Agência de Propaganda em Santos

Montagem de estandes - Até que ponto uma empresa deve investir em publicidade para obter sucesso? Muitas empresas gastam milhões com pequenos momentos de publicidade, e será que tamanho investimento vale à pena? Será que traz o retorno esperado?

Lima & Santana Propaganda – Agência de Propaganda em Santos -
Em duas edições mais antigas da Revista Exame continham matérias sobre os altos valores gastos em patrocínios, e lendo essas matérias me questionava se realmente valia a pena tal investimento. De acordo com uma das matérias a empresa Pepsico em 2012 investiria cerca de 5 milhões de dólares por cada comercial de 45 segundos durante as partidas de futebol americano do Super Bowl, que é o maior evento esportivo dos Estados Unidos. Todo esse investimento seria para alavancar as vendas do refrigerante Pepsi.

Rádio Corporativa -
Utilizar o Super Bowl como estratégia de marketing é bom para qualquer produto e empresa, mas um produto em estágio de maturidade como a Pepsi valeria realmente a pena tal investimento? A Pepsi é um produto conhecido no mundo inteiro, e seu principal concorrente é a Coca-Cola, sendo assim, as pessoas já tem sua ideia formada sobre os dois produtos. As pessoas não irão abrir mão da Coca-cola por que a Pepsi apareceu no Super Bowl.

Home – 1 - Publicidade em eventos como o Super Bowl deveriam ser feitas por empresas que querem lançar um novo produto. Para que milhares de pessoas vejam e queiram experimentar. Mas produtos já consolidados no mercado como a Pepsi dificilmente se tornará o número 01 em vendas por patrocinar tal evento.

Rádio Indoor - Outro tipo de patrocínio muito comum é o dos times de futebol. Empresas investem milhares de reais para terem seus nomes estampados nas camisetas dos times de futebol. Novamente, esse tipo de publicidade é caro e nem sempre atinge os objetivos finais. Em 2012 grandes times como Flamengo, São Paulo e Palmeiras tiveram sérias dificuldades para renovarem seus contratos de patrocínio.

Gerenciamento de redes sociais - O preço do marketing é muito alto, e deveria ser repensado até que ponto investir, principalmente quando se trata de produtos em estágio de maturidade ou declínio. Hoje com o rápido avanço da internet tem formas muito mais práticas e baratas de se fazer marketing, não basta apenas colocar o nome em um evento importante e pronto, minhas vendas vão às alturas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e como foi dito antes não é porque a Pepsi está no intervalo do Super Bowl que o consumidor vai abrir mão da Coca-Cola. Produtos em fase de maturidade já estão consolidados no mercado, não necessitam de marketing tão pesado. Eles devem ser divulgados a ponto de não serem esquecidos pelo público. Já produtos novos ou em fase de crescimento, esses sim, deveriam ser realizados um investimento pesado em marketing.

Simpatia para atrair dinheiro e sorte -
Propagandas como a da Coca-cola de Natal ou as de datas comemorativas do o Boticário, são propagandas que muita gente gosta de assistir, acham bonito, emocionante, porém para a Coca-cola essas propagandas são irrelevante nas vendas. A Coca-cola mal precisa de propaganda, já está mais que consolidada no mercado, já para o Boticário as pessoas já têm seus perfumes de preferência, mas devido ao fato de ter um nicho grande de perfumes, para o boticário as propagandas podem sim alavancar as vendas de produtos novos.

Projeto de Estandes -
O melhor momento de se investir em Marketing sempre será na fase de lançamento e na fase de crescimento, fora dessas duas fases, é um risco muito grande de perda de dinheiro.

Sample Page - Adm. Patrick Lopes

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Clientes - Erro.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/publicidade-ate-que-ponto-investir/113290/