Lima & Santana Propaganda

Reveillon em Santos 2020

Reveillon em Santos 2020

Reveillon em Santos 2020 de frente para praia

Reveillon em Santos 2020 de frente para praia – o Gotissô é cliente da Lima e Santana Propaganda e  uma excelente opção para você passar a virada de ano em Santos. Estamos de frente para a praia, mais precisamente do Canal 3, com privilegiada vista para a tradicional queima de fogos.

a culinária japonesa se desenvolveu ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna ocorreram mudanças significativas, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.

O termo culinária japonesa significa a comida japonesa tradicional, semelhante à existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão), em 1868. Em um sentido mais amplo, pode incluir alimentos cujos ingredientes ou métodos de preparo foram posteriormente introduzidos do exterior, mas que foram desenvolvidos por japoneses de forma diferente. A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação. O Guia Michelin concedeu mais estrelas aos restaurantes das cidades japonesas do que para qualquer outro país do mundo (somente Tóquio tem mais estrelas do que Paris, Hong Kong, Nova Iorque, Los Angeles e Londres juntas).

Virada de ano com culinária japonesa em Santos-SP

Os principais pratos da culinária japonesa já são conhecidos pelos brasileiros. Recentemente uma febre por alimentos saudáveis permitiu que a comida nipônica tivesse mais espaço na escolha dos que buscam sabor e saúde.

A chegada dos imigrantes japoneses no século passado trouxe na bagagem o cardápio local, brindando os brasileiros com receitas diferenciadas e saborosas.

A gastronomia japonesa tem como principal elemento o arroz, mas também é composta por peixes, carnes, algas, soja e ingredientes que eram encontrados nas ilhas que abasteciam o comércio japonês.

Os pratos mais conhecidos são:

  • Sushi
  • Sashimi
  • Gyoza
  • Hossomaki
  • Niguiri
  • Temaki
  • Uramaki
  • Missoshiro

Sushi

Um bolinho de arroz coberto com uma fina camada de peixe cru, envolto com algas ou frutos do mar. Pode ser moldado manualmente ou enrolado com esteira. Temperado com vinagre, o arroz é o único elemento do prato que tem tempero, geralmente acompanhado de molho shoyu.

Sashimi

São fatias finas de carne, peixe ou frutos do mar. O mais importante desse prato é o corte, que define o gosto e textura do alimento. Pode vir acompanhado de wasabi (raiz forte), shoyu e alga.

Gyoza

Um pastelzinho recheado com carne moída ou legumes, envolto por uma fina camada de massa que pode ser frito ou cozido. Apesar da origem na culinária chinesa, a guioza ou gyoza tornou-se bem popular na cultura japonesa.

Hossomaki

É o sushi em sua forma mais popular. O arroz é recheado com atum (Tekka maki), pepino (Kapa maki) ou salmão (Shake maki), envolto com alga marinha.

Niguiri

Bolinho de arroz de forma alongada e coberto com finas fatias de peixe cru, camarão ou polvo.

Temaki

Um cone de algas, recheado com arroz, peixe e pepino, podendo alterar o recheio de acordo com escolha. A alga precisa estar seca e crocante.

Uramaki

Composto por arroz, finas camadas de peixe, algas e outros ingredientes escolhidos. É um sushi invertido, em que o arroz é enrolado externamente, geralmente coberto com gergelim.

Missoshiro

Sopa feita à base de pasta de soja e dashi (caldo de peixe). Servida em uma cumbuca (Ochawan). Pode ser consumido como entrada ou no café da manhã.

O elemento principal utilizado na gastronomia japonesa é o arroz. Além dele, outros ingredientes são muito usados nos pratos nipônicos: wasabi (raiz forte), shoyu (molho de soja), misso (pasta de soja), mirin (saquê adocicado), karashi (mostarda), dashi (caldo de peixe), picles, peixes, carnes e saquê (bebida alcoólica à base de arroz).

A culinária japonesa, além de muito saudável, conquistou os brasileiros também pelo sabor e beleza dos pratos!

Ano novo com comida japonesa

O Restaurante Gotissô figura entre os mais importantes restaurantes da cidade de Santos. Aberto em 1995 por uma família do ramo pesqueiro, foi um dos pioneiros na culinária japonesa na cidade, tendo sido vencedor de importantes prêmios, como melhor restaurante oriental da Baixada Santista pela revista Veja e três vezes eleito o restaurante oriental Top Of Mind pela pesquisa do jornal A Tribuna.

 


Venha nos visitar!

Av. Washington Luís, 565 – Boqueirão, Santos – SP, 11055-001

Restaurante Gotissô

(13) 3036-1900